Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/17113
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Educação corporativa: perspectivas sobre treinamento, desenvolvimento e pedagogia |
Autor(es)/Inventor(es): | Trindade, Ester de Melo |
Tutor: | Amaral, Daniela Patti do |
Resumen: | A Pedagogia em Espaços Não Escolares é um ramo profissional em ascensão, no qual pedagogos atuam diariamente com a Educação Não-Formal em diferentes espaços onde há atividade educativa. A Pedagogia Empresarial ou Educação Corporativa tem aberto oportunidades de desenvolvimento profissional aos pedagogos a partir do investimento em ambientes de aprendizagem, chamados de Universidades Corporativas. O presente trabalho, com abordagem qualitativa desenvolvida a partir de análise documental e bibliográfica, buscou compreender a formação curricular e identitária histórica do/a profissional da pedagogia com foco em sua atuação em espaços corporativos. Buscamos refletir sobre o modelo do Treinamento e Desenvolvimento nas empresas; a ascensão da Educação Corporativa e a criação de espaços educacionais nas corporações com foco na Universidade Corporativa a partir de autores como CHIAVENATO (2010), OTRANTO (2007) e EBOLI (2005). Concluímos que o curso de pedagogia, desde sua criação, tem atravessado disputas em torno da sua identidade profissional o que acaba por dificultar a compreensão do perfil identitário destes profissionais bem como sua inserção no mundo do trabalho. |
Materia: | Formação e capacitação de recursos humanos Educação corporativa Educação não formal |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTE |
Unidade de producción: | Faculdade de Educação |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 21-feb-2022 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | TRINDADE, Ester de Melo. Educação corporativa: perspectivas sobre treinamento, desenvolvimento e Pedagogia. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ETrindade.pdf | 176.88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.