Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17298
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Política de formação de professores em nível médio na modalidade normal: contribuições para pensar o contexto fluminense
Author(s)/Inventor(s): Pinto, Pedro Rafael Oliveira
Advisor: Amaral, Daniela Patti do
Abstract: Esta pesquisa tem por objeto a política de formação de professores em nível médio, modalidade Normal, no contexto do estado do Rio de Janeiro. A partir da promulgação da LDB (BRASIL,1996), o objetivo concentrou-se em analisar a encenação de tal política, considerando o contexto da produção de textos (BALL, 1992; 1994; 2016), em diálogo com a teoria do discurso (MOUFFE, 2003; 2005). A metodologia utilizada partiu do referencial teórico do campo da formação de professores e das políticas educacionais, respeitando como técnica a análise documental das publicações. De abordagem qualitativa, o trabalho estabelece interações entre os textos políticos produzidos na cena nacional, colocando-os em conversa com o que é encenado na arena estadual. Dividido em cinco capítulos, este texto traz uma reflexão sobre o que está presente nas principais legislações nacionais e estaduais a respeito da formação de professores normalistas, estabelece interações entre as referências do campo da formação de professores e as da política educacional, reunindo indícios da permanência ou extinção da modalidade analisada. Os resultados apontam uma dissonância legislativa entre as duas cenas, indicando a pouca atenção que o curso tem recebido em ambas as escalas.
Keywords: Política educacional
Formação de professores
Ensino médio
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 3-Sep-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: PINTO, Pedro Rafael Oliveira. Política de formação de professores em nível médio na modalidade normal: contribuições para pensar o contexto fluminense. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PPinto.pdf342.52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.