Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/17319
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: "Aprendendo a transgredir”: contribuições para o percurso discente na formação docente
Autor(es)/Inventor(es): Gomes, Talita de Lima
Orientador: Santos, Núbia de Oliveira
Resumo: Este trabalho tem como objetivo discutir o pensamento da intelectual insurgente bell hooks, sublinhando as contribuições para a formação política e pedagógica de estudantes de Pedagogia. A partir da revisão bibliográfica da pensadora afro-americana, a autora deste trabalho monográfico, em diálogo com sua própria trajetória de estudante de pedagogia de uma universidade pública, mobiliza reflexões acerca das contribuições de hooks, defendendo a presença de suas formulações para as disciplinas que compõem a formação docente universitária de pedagogos e pedagogas. Evidencia, ainda a importância dos estudos da pensadora para sua formação acadêmica e profissional, articulando seus conceitos com suas experiências pessoais, como aluna do curso de Pedagogia.
Palavras-chave: Formação de professores
Hooks, Bell, 1952-2021
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 16-Nov-2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: GOMES, Talita de Lima. "Aprendendo a transgredir”: contribuições para o percurso discente na formação docente. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TGomes.pdf337.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.