Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/17328
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Paulo Freire, um mito moderno sobre a jornada do herói: uma análise da vida do educador pernambucano a partir da obra de Campbell
Autor(es)/Inventor(es): Silveira, Sabrina Rodrigues
Tutor: Scofano, Reuber Gerbassi
Resumen: Com base nos estudos de Joseph Campbell e da psicologia analítica, esta pesquisa tem como metodologia a revisão bibliográfica e busca investigar simbolicamente a vida do grande educador Paulo Freire. A jornada mitológica do herói desenvolvida por Campbell é caracterizada por 3 etapas principais - a separação do mundo habitual, a iniciação no mundo desconhecido e o retorno com um elixir ao mundo cotidiano. Assim, identifica-se que a jornada do herói evidencia características arquetípicas que podem ser traçadas na vida de Paulo Freire. Ao viver esta experiência mitológica, Paulo Freire torna-se também um símbolo, e a leitura de sua vida pode trazer grandes contribuições aos atuais educadores.
Materia: Freire, Paulo, 1921-1997
Educação
Campbell, Joseph, 1904-1987
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::ANTROPOLOGIA EDUCACIONAL
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 19-jul-2021
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SILVEIRA, Sabrina Rodrigues. Paulo Freire, um mito moderno sobre a jornada do herói: uma análise da vida do educador pernambucano a partir da obra de Campbell. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SSilveira.pdf387.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.