Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/17342
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | "Foi sem querer querendo" que aprendi |
Author(s)/Inventor(s): | Peixoto, Danielle Vieira |
Advisor: | Scofano, Reuber Gerbassi |
Abstract: | Este trabalho analisa o programa humorístico Chaves, fenômeno televisivo nas décadas de 1980 e 1990, e em 2018, permanece no ar, transmitido por mais de trinta e quatros anos na televisão brasileira. O seriado mexicano concentra personagens e até mesmo no cenário escolar dos episódios, elementos comportamentais, psicológicos e estruturais simbólicos também presentes em salas de aula reais. O cenário de sala de aula de alguns episódios de Chaves seja nas cadeiras enfileiradas, o quadro negro, a figura séria e formal no personagem do professor Girafales, sua forma de conduzir as aulas ou no cinismo do personagem Chaves, estão presentes elementos arquetípicos. A figura do professor como detentor do conhecimento, a disciplina, o método utilizado para avaliar, a relação unilateral de controle com os estudantes ou até mesmo o comportamento desinteressado dos estudantes perante essas aulas são contextos interessantes que ecoam tanto nas relações professor-aluno quanto no ensino-aprendizagem compreendidos nesses espaços escolares. Através do conceito de arquétipo, proposto pelo psiquiatra suíço Carl Gustav Jung, essa pesquisa tentará compreender como essas relações e estruturas se assemelham e podem contribuir para uma reflexão mais libertária, no qual, professores e alunos “sem querer querendo” ensinam e aprendem juntos. |
Keywords: | Seriados cômicos Chaves (Programa de televisão) Educação na comunicação de massa |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Production unit: | Faculdade de Educação |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 17-Dec-2018 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | PEIXOTO, Danielle Vieira. "Foi sem querer querendo" que aprendi. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DPeixoto.pdf | 464.7 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.