Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/17342
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: "Foi sem querer querendo" que aprendi
Autor(es)/Inventor(es): Peixoto, Danielle Vieira
Orientador: Scofano, Reuber Gerbassi
Resumo: Este trabalho analisa o programa humorístico Chaves, fenômeno televisivo nas décadas de 1980 e 1990, e em 2018, permanece no ar, transmitido por mais de trinta e quatros anos na televisão brasileira. O seriado mexicano concentra personagens e até mesmo no cenário escolar dos episódios, elementos comportamentais, psicológicos e estruturais simbólicos também presentes em salas de aula reais. O cenário de sala de aula de alguns episódios de Chaves seja nas cadeiras enfileiradas, o quadro negro, a figura séria e formal no personagem do professor Girafales, sua forma de conduzir as aulas ou no cinismo do personagem Chaves, estão presentes elementos arquetípicos. A figura do professor como detentor do conhecimento, a disciplina, o método utilizado para avaliar, a relação unilateral de controle com os estudantes ou até mesmo o comportamento desinteressado dos estudantes perante essas aulas são contextos interessantes que ecoam tanto nas relações professor-aluno quanto no ensino-aprendizagem compreendidos nesses espaços escolares. Através do conceito de arquétipo, proposto pelo psiquiatra suíço Carl Gustav Jung, essa pesquisa tentará compreender como essas relações e estruturas se assemelham e podem contribuir para uma reflexão mais libertária, no qual, professores e alunos “sem querer querendo” ensinam e aprendem juntos.
Palavras-chave: Seriados cômicos
Chaves (Programa de televisão)
Educação na comunicação de massa
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 17-Dez-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: PEIXOTO, Danielle Vieira. "Foi sem querer querendo" que aprendi. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DPeixoto.pdf464.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.