Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/17342
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | "Foi sem querer querendo" que aprendi |
Autor(es)/Inventor(es): | Peixoto, Danielle Vieira |
Tutor: | Scofano, Reuber Gerbassi |
Resumen: | Este trabalho analisa o programa humorístico Chaves, fenômeno televisivo nas décadas de 1980 e 1990, e em 2018, permanece no ar, transmitido por mais de trinta e quatros anos na televisão brasileira. O seriado mexicano concentra personagens e até mesmo no cenário escolar dos episódios, elementos comportamentais, psicológicos e estruturais simbólicos também presentes em salas de aula reais. O cenário de sala de aula de alguns episódios de Chaves seja nas cadeiras enfileiradas, o quadro negro, a figura séria e formal no personagem do professor Girafales, sua forma de conduzir as aulas ou no cinismo do personagem Chaves, estão presentes elementos arquetípicos. A figura do professor como detentor do conhecimento, a disciplina, o método utilizado para avaliar, a relação unilateral de controle com os estudantes ou até mesmo o comportamento desinteressado dos estudantes perante essas aulas são contextos interessantes que ecoam tanto nas relações professor-aluno quanto no ensino-aprendizagem compreendidos nesses espaços escolares. Através do conceito de arquétipo, proposto pelo psiquiatra suíço Carl Gustav Jung, essa pesquisa tentará compreender como essas relações e estruturas se assemelham e podem contribuir para uma reflexão mais libertária, no qual, professores e alunos “sem querer querendo” ensinam e aprendem juntos. |
Materia: | Seriados cômicos Chaves (Programa de televisão) Educação na comunicação de massa |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade de producción: | Faculdade de Educação |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 17-dic-2018 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | PEIXOTO, Danielle Vieira. "Foi sem querer querendo" que aprendi. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DPeixoto.pdf | 464.7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.