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http://hdl.handle.net/11422/17343
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Arenhart, Deise | - |
dc.contributor.author | Silva, Jaqueline Graciano da | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-21T18:22:59Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:59Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-01 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Jaqueline Graciano da. A organização do espaço na educação infantil: a sala como ambiente de interações e experiências. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/17343 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Pedagogos | pt_BR |
dc.subject | Espaço e educação | pt_BR |
dc.title | A organização do espaço na educação infantil: a sala como ambiente de interações e experiências | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Guimarães, Daniela de Oliveira | - |
dc.contributor.referee2 | Vilela, Rafaela Louise Silva | - |
dc.description.resumo | A presente monografia tem o objetivo central de compreender a importância da organização das salas de referências na Educação Infantil de uma creche municipal do Rio de Janeiro. Como procedimento metodológico contou com a revisão e análise literária e aplicação de entrevistas semiestruturadas, para compreender as concepções dos professores sobre a organização do espaço na Educação Infantil. Dialogamos com Agostinho (2003), Arenhart (2012), Barbosa (2006), Cerisara (1999), Fortunati (2009), Guimarães (2006), Oliveira (2012) e Tiriba (2008) para contextualizar a organização dos espaços de convivência. Foi possível constatar que o adulto é quem organiza o espaço e decide como as crianças devem explorá-lo e que a maneira como o espaço é organizado e trabalhado, contextualizado pelas entrevistadas, sugere um controle sobre as ações das crianças, o que não contempla as interações e brincadeiras que são os eixos principais na Educação Infantil. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
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