Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17343
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorArenhart, Deise-
dc.contributor.authorSilva, Jaqueline Graciano da-
dc.date.accessioned2022-06-21T18:22:59Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:59Z-
dc.date.issued2017-08-01-
dc.identifier.citationSILVA, Jaqueline Graciano da. A organização do espaço na educação infantil: a sala como ambiente de interações e experiências. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/17343-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPedagogospt_BR
dc.subjectEspaço e educaçãopt_BR
dc.titleA organização do espaço na educação infantil: a sala como ambiente de interações e experiênciaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Guimarães, Daniela de Oliveira-
dc.contributor.referee2Vilela, Rafaela Louise Silva-
dc.description.resumoA presente monografia tem o objetivo central de compreender a importância da organização das salas de referências na Educação Infantil de uma creche municipal do Rio de Janeiro. Como procedimento metodológico contou com a revisão e análise literária e aplicação de entrevistas semiestruturadas, para compreender as concepções dos professores sobre a organização do espaço na Educação Infantil. Dialogamos com Agostinho (2003), Arenhart (2012), Barbosa (2006), Cerisara (1999), Fortunati (2009), Guimarães (2006), Oliveira (2012) e Tiriba (2008) para contextualizar a organização dos espaços de convivência. Foi possível constatar que o adulto é quem organiza o espaço e decide como as crianças devem explorá-lo e que a maneira como o espaço é organizado e trabalhado, contextualizado pelas entrevistadas, sugere um controle sobre as ações das crianças, o que não contempla as interações e brincadeiras que são os eixos principais na Educação Infantil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LSilva.pdf244.56 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.