Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/17343
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | A organização do espaço na educação infantil: a sala como ambiente de interações e experiências |
Author(s)/Inventor(s): | Silva, Jaqueline Graciano da |
Advisor: | Arenhart, Deise |
Abstract: | A presente monografia tem o objetivo central de compreender a importância da organização das salas de referências na Educação Infantil de uma creche municipal do Rio de Janeiro. Como procedimento metodológico contou com a revisão e análise literária e aplicação de entrevistas semiestruturadas, para compreender as concepções dos professores sobre a organização do espaço na Educação Infantil. Dialogamos com Agostinho (2003), Arenhart (2012), Barbosa (2006), Cerisara (1999), Fortunati (2009), Guimarães (2006), Oliveira (2012) e Tiriba (2008) para contextualizar a organização dos espaços de convivência. Foi possível constatar que o adulto é quem organiza o espaço e decide como as crianças devem explorá-lo e que a maneira como o espaço é organizado e trabalhado, contextualizado pelas entrevistadas, sugere um controle sobre as ações das crianças, o que não contempla as interações e brincadeiras que são os eixos principais na Educação Infantil. |
Keywords: | Educação infantil Pedagogos Espaço e educação |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Production unit: | Faculdade de Educação |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 1-Aug-2017 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | SILVA, Jaqueline Graciano da. A organização do espaço na educação infantil: a sala como ambiente de interações e experiências. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LSilva.pdf | 244.56 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.