Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/17343
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A organização do espaço na educação infantil: a sala como ambiente de interações e experiências
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Jaqueline Graciano da
Orientador: Arenhart, Deise
Resumo: A presente monografia tem o objetivo central de compreender a importância da organização das salas de referências na Educação Infantil de uma creche municipal do Rio de Janeiro. Como procedimento metodológico contou com a revisão e análise literária e aplicação de entrevistas semiestruturadas, para compreender as concepções dos professores sobre a organização do espaço na Educação Infantil. Dialogamos com Agostinho (2003), Arenhart (2012), Barbosa (2006), Cerisara (1999), Fortunati (2009), Guimarães (2006), Oliveira (2012) e Tiriba (2008) para contextualizar a organização dos espaços de convivência. Foi possível constatar que o adulto é quem organiza o espaço e decide como as crianças devem explorá-lo e que a maneira como o espaço é organizado e trabalhado, contextualizado pelas entrevistadas, sugere um controle sobre as ações das crianças, o que não contempla as interações e brincadeiras que são os eixos principais na Educação Infantil.
Palavras-chave: Educação infantil
Pedagogos
Espaço e educação
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 1-Ago-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SILVA, Jaqueline Graciano da. A organização do espaço na educação infantil: a sala como ambiente de interações e experiências. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LSilva.pdf244.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.