Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/17343
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A organização do espaço na educação infantil: a sala como ambiente de interações e experiências
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Jaqueline Graciano da
Tutor: Arenhart, Deise
Resumen: A presente monografia tem o objetivo central de compreender a importância da organização das salas de referências na Educação Infantil de uma creche municipal do Rio de Janeiro. Como procedimento metodológico contou com a revisão e análise literária e aplicação de entrevistas semiestruturadas, para compreender as concepções dos professores sobre a organização do espaço na Educação Infantil. Dialogamos com Agostinho (2003), Arenhart (2012), Barbosa (2006), Cerisara (1999), Fortunati (2009), Guimarães (2006), Oliveira (2012) e Tiriba (2008) para contextualizar a organização dos espaços de convivência. Foi possível constatar que o adulto é quem organiza o espaço e decide como as crianças devem explorá-lo e que a maneira como o espaço é organizado e trabalhado, contextualizado pelas entrevistadas, sugere um controle sobre as ações das crianças, o que não contempla as interações e brincadeiras que são os eixos principais na Educação Infantil.
Materia: Educação infantil
Pedagogos
Espaço e educação
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 1-ago-2017
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SILVA, Jaqueline Graciano da. A organização do espaço na educação infantil: a sala como ambiente de interações e experiências. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LSilva.pdf244.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.