Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17451
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Representatividade nos desenhos animados e censura: uma análise sobre as animações “Steven Universo” e “O Laboratório de Dexter”
Author(s)/Inventor(s): Pessoa, Fábio Gomes
Advisor: Aragão Júnior, Octavio Carvalho
Abstract: O presente estudo constrói uma relação entre representatividade e censura nos desenhos animados e, ainda, como essas produções influenciam a construção da identidade dos sujeitos. A abordagem se apresenta em três etapas, aos quais descreve o surgimento das animações; como grandes corporações apresentam modelos hegemônicos em suas representações; como o desenho animado cria uma identidade social nos sujeitos; como a censura age de forma protetora dos discursos hegemônicos; a quebra de paradigma das narrativas; o surgimento de discursos contra-hegemônicos. As reflexões contrapõem os discursos presentes em duas animações distintas, veiculadas pelo canal pago Cartoon Network, em diferentes décadas; a fim de comprovar que temáticas, até então pertencentes ao mundo adulto, podem ser apresentas para as crianças. Assim, todo o estudo é baseado nas significantes obras de Stuart Hall, Jacques Lacan, Judith Butler, Roland Barthes e muitos outros teóricos que corroboraram com o resultado final.
Keywords: Desenho animado
Artes - Censura
Identidade de gênero
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 1-Jan-2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: PESSOA, Fábio Gomes. Representatividade nos desenhos animados e censura: uma análise sobre as animações “Steven Universo” e “O Laboratório de Dexter”. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FPessoa.pdf814.76 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.