Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17499
Type: Dissertação
Title: Aplicação de videoaulas complementares e a análise do seu emprego no processo de ensino-aprendizagem em física no ensino médio
Other Titles: Complementary video lessons application and the analysis of their using in the process of teaching and learning in physics in high school
Author(s)/Inventor(s): Machado, Diego Vaz
Advisor: Belmonte, Valéria Nunes
Co-advisor: Tavares, Bernardo Mattos
Abstract: Este trabalho apresenta uma proposta de uso de videoaulas no ensino de Física, na qual os alunos podem ter um apoio didático em seus momentos de estudo. Para isso são apresentadas as videoaulas produzidas destacando a maneira para aplicação. Ainda, juntamente com este material audiovisual são apresentadas as sequências didáticas que direcionaram as aulas, bem como uma plataforma virtual para acesso dos educandos. Neste trabalho ainda foi produzido um manual que servirá de guia para professores para produção de suas próprias videoaulas potencialmente significativas de acordo com a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. Nele é apresentado uma metodologia de links entre as videoaulas para que fiquem ainda mais interligadas. Ainda é apresentado uma Plataforma <universodafisicapr.wixsite.com/universodafisica> para ser utilizada pelo educandos na qual foram disponibilizadas todas as videoaulas deste material. São ainda apresentados resultados de uma pesquisa realizada para mapear a maneira como os educandos estudam. O uso de videoaulas como apoio didático foi satisfatório, pois alunos que utilizaram o material tiveram o ganho na aprendizagem potencializados.
Abstract: This work presents a proposal of teaching Physics by using video lessons, in which students can have didactic support in their study moments. For this, produced video lessons are presented highlighting the way for application. Also, along with this audiovisual material are presented the didactic sequences that directed the classes, as well as a virtual platform for the students' access. In this work a manual has been produced that will serve as a guide for teachers to produce their own video lessons potentially significant according to David Ausubel's theory of meaningful learning. In it is presented a methodology of links among video lessons to make them even more interconnected. Also presented is a platform <universodafisicapr.wixsite.com/universodafisica> to be used by the students in which all video lessons of this material were made available. Results of a survey are also presented to map the way learners study. The use of video lessons as didactic support was satisfactory, since the students who used the material had the gain in learning potentiated.
Keywords: Recursos audiovisuais
Ensino e aprendizagem
Ensino médio
Audiovisual resources
Teaching and learning
High school
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física
Production unit: Instituto Politécnico
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 10-Mar-2017
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MACHADO, Diego Vaz. Aplicação de videoaulas complementares e a análise do seu emprego no processo de ensino-aprendizagem em física no ensino médio. 2017. 147 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2017.
Appears in Collections:Ensino de Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DVMACHADO_PPG_EF.pdf5.52 MBAdobe PDFView/Open
DVMACHADO_Produto.pdf763.55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.