Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/17505
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Estudo da permeação de vapor em filmes biodegradáveis
Autor(es)/Inventor(es): Barroso, Andreza da Silva
Orientador: Freitas, Suely Pereira
Coorientador: Cabral, Lourdes Maria Correa
Resumo: Desde os primórdios várias técnicas têm sido aplicadas para retardar a degradação dos alimentos, principalmente com o objetivo de armazená-los para as épocas de maior escassez. Considerando a deterioração natural dos alimentos por microorganismos presentes no ar, que se multiplicam quando encontram situações favoráveis de temperatura, umidade e gases (CO2; O2), a utilização de materiais biodegradáveis para revestimentos de alimentos é uma alternativa potencial para diminuir essa degradação. Essas películas formam uma barreira seletiva dificultando a transferência de massa (umidade, gases) entre o alimento e o ambiente, criando condições desfavoráveis ao crescimento dos microorganismos. O objetivo principal deste projeto resume-se na determinação e comparação dos coeficientes de permeabilidade ao vapor d’água de filmes biodegradáveis de alginato de sódio, carboximetilcelulose (CMC) e gelatina bovina (colágeno). Para isto, foram utilizadas células de vidro contendo em seu interior sílica previamente seca em estufa. O filme foi colocado na abertura superior do recipiente formando uma espécie de selo, de forma que a permeação de vapor d’água entre o ambiente e o interior da célula ocorresse através do filme. O conjunto foi posteriormente disposto dentro de dessecadores contendo água ou solução supersaturada de NaCl. Pelo acompanhamento da variação da massa do conjunto (célula + filme + sílica) ao longo do tempo foi possível estimar o coeficiente de permeabilidade dos filmes, bem como avaliar a influência do gradiente de pressão de vapor do meio sobre esse parâmetro. Como esperado, observou-se uma maior permeação no meio com água pura (maior gradiente de pressão) para os filmes de CMC e colágeno. De acordo com teste t-student (p<0,05), o filme de CMC apresentou maior permeabilidade neste meio e também uma maior dependência com o gradiente de pressão. No caso do filme de alginato não se observou uma diferença significativa no valor da permeabilidade para os diferentes meios analisados.
Palavras-chave: Filmes biodegradáveis
Permeabilidade
Embalagens
Armazenamento de alimentos
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::OPERACOES INDUSTRIAIS E EQUIPAMENTOS PARA ENGENHARIA QUIMICA::OPERACOES CARACTERISTICAS DE PROCESSOS BIOQUIMICOS
Unidade produtora: Escola de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 1-Set-2009
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Andreza_Barroso.pdftrabalho de conclusão940.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.