Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17519
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Processo organosolv aplicado à deslignificação do bagaço de cana-de-açúcar para produção de etanol de segunda geração
Author(s)/Inventor(s): Faber, Mariana de Oliveira
Advisor: Pereira Júnior, Nei
Abstract: Pesquisas atuais sinalizam a necessidade do desenvolvimento de processos de base biotecnológica que permitam a utilização dos resíduos já existentes, para a produção de bioetanol. No Brasil utiliza-se o caldo extraído da cana-de-açúcar como matéria-prima para produção de etanol, gerando grandes quantidades de material lignocelulósico como resíduo. O bagaço de cana-de-açúcar pode ser utilizado para a produção de etanol, através de processos que promovam a extração dos açúcares constituintes das porções polissacarídicas. Existem três processos principais envolvidos na conversão do material lignocelulósico a etanol: pré-tratamento, hidrólise e fermentação. O pré-tratamento tem o objetivo de clivar seletivamente as ligações que unem as macroestruturas, desorganizando assim, as frações lignocelulósicas e adequando a matériaprima às condições de transformação requeridas nas próximas etapas. Com o objetivo de disponibilizar a fração celulósica ao ataque enzimático, a deslignificação do material lignocelulósico é imprescindível. Dentre diversos métodos de deslignificação o processo organosolv se destaca por possibilitar o reaproveitamento dos agentes, diminuindo o custo do processo. O trabalho teve como objetivo a produção de etanol de segunda geração a partir do bagaço de cana-de-açúcar deslignificado por processo organosolv. Foram obtidos aproximadamente 18g/L de glicose após hidrólise enzimática das celuligninas deslignificadas com ácido acético/ácido fórmico. Adicionalmente, os resultados mostraram que o bagaço pré-tratado pode ser fermentado, produzindo 12g/L de etanol após 44h de SSF. Embora não otimizados, os resultados sinalizam para o desenvolvimento desta tecnologia de forma mais aprofundada.
Keywords: Bioetanol
Bagaço
Cana-de-açúcar
deslignificação
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::OLEOS
Production unit: Escola de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Sep-2009
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: FABER, Mariana de Oliveira. Processo organosolv aplicado à deslignificação do bagaço de cana-de-açúcar para produção de etanol de segunda geração. 2009. 54 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Bioprocessos, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
Appears in Collections:Engenharia de Bioprocessos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MOFaber.pdf1.79 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.