Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/17519
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Processo organosolv aplicado à deslignificação do bagaço de cana-de-açúcar para produção de etanol de segunda geração
Autor(es)/Inventor(es): Faber, Mariana de Oliveira
Orientador: Pereira Júnior, Nei
Resumo: Pesquisas atuais sinalizam a necessidade do desenvolvimento de processos de base biotecnológica que permitam a utilização dos resíduos já existentes, para a produção de bioetanol. No Brasil utiliza-se o caldo extraído da cana-de-açúcar como matéria-prima para produção de etanol, gerando grandes quantidades de material lignocelulósico como resíduo. O bagaço de cana-de-açúcar pode ser utilizado para a produção de etanol, através de processos que promovam a extração dos açúcares constituintes das porções polissacarídicas. Existem três processos principais envolvidos na conversão do material lignocelulósico a etanol: pré-tratamento, hidrólise e fermentação. O pré-tratamento tem o objetivo de clivar seletivamente as ligações que unem as macroestruturas, desorganizando assim, as frações lignocelulósicas e adequando a matériaprima às condições de transformação requeridas nas próximas etapas. Com o objetivo de disponibilizar a fração celulósica ao ataque enzimático, a deslignificação do material lignocelulósico é imprescindível. Dentre diversos métodos de deslignificação o processo organosolv se destaca por possibilitar o reaproveitamento dos agentes, diminuindo o custo do processo. O trabalho teve como objetivo a produção de etanol de segunda geração a partir do bagaço de cana-de-açúcar deslignificado por processo organosolv. Foram obtidos aproximadamente 18g/L de glicose após hidrólise enzimática das celuligninas deslignificadas com ácido acético/ácido fórmico. Adicionalmente, os resultados mostraram que o bagaço pré-tratado pode ser fermentado, produzindo 12g/L de etanol após 44h de SSF. Embora não otimizados, os resultados sinalizam para o desenvolvimento desta tecnologia de forma mais aprofundada.
Palavras-chave: Bioetanol
Bagaço
Cana-de-açúcar
deslignificação
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::OLEOS
Unidade produtora: Escola de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Set-2009
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: FABER, Mariana de Oliveira. Processo organosolv aplicado à deslignificação do bagaço de cana-de-açúcar para produção de etanol de segunda geração. 2009. 54 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Bioprocessos, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
Aparece nas coleções:Engenharia de Bioprocessos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MOFaber.pdf1.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.