Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17645
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Superendividamento do consumidor: uma análise sobre o consumidor pessoa de boa-fé e o ordenamento jurídico brasileiro
Author(s)/Inventor(s): Santos, Paulo Henrique Saavedra dos
Advisor: Lage, Juliana de Sousa Gomes
Abstract: presente trabalho de conclusão de curso tem por escopo demonstrar o fenômeno do superendividamento no âmbito da sociedade brasileira. Após análise acerca da simplificação do acesso ao crédito, foi possível constatar uma evolução em contexto nacional de pessoas superendividadas, em especial, os consumidores de baixa renda que, integrados ao fenômeno, não conseguem mais honrar com suas dívidas e, portanto, são excluídos do mercado de consumo por intermédio dos órgãos de proteção de crédito. Assim, pretendem-se destacar as medidas necessárias existentes hoje capazes de minimizar os efeitos desse fenômeno tão presente na sociedade. Será demonstrado, ainda, breve histórico do superendividamento causado pelo COVID-19 (Sars-Cov-2), que gerou reflexos não só na sociedade brasileira, mas em toda sociedade global. Por fim, abordaremos a recentemente aprovação da Lei nº 14.181/21 originada dos projetos de Lei do Senado nº 283/2012 e da Câmara dos Deputados nº 3515/2015, cujo objetivo foi alterar dispositivos do Código de Defesa do Consumidor e do Estatuto do Idoso para regulamentar e aperfeiçoar as formas de concessão de crédito aos consumidores brasileiros. Nessa perspectiva, a lei acrescenta um conjunto de mecanismos protetivos, a fim de assegurar e proteger os consumidores do superendividamento, bem como aqueles que já se encontram na condição de superendividado, com fito de preservar seu o Mínimo Existencial.
Keywords: Superendividamento
Proteção ao Consumidor
Crédito
Pandemia
Lei nº 14.181/21
Over-Indebtedness
Consumer Protection
Credit
Pandemic
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO COMERCIAL
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SANTOS, Paulo Henrique Saavedra dos. Superendividamento do consumidor: uma análise sobre o consumidor pessoa de boa-fé e o ordenamento jurídico brasileiro. 2021. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) – Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PHSSantos.pdf835.02 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.