Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/17657
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Trabalho doméstico, redes sociais virtuais e resistência: uma análise do grupo “DDD desabafar/diaristas/domésticas”
Autor(es)/Inventor(es): Chaves, Sabrina Ribeiro
Orientador: Mesquita, Carolina Pereira Lins
Resumo: A partir da observação de um grupo da rede social virtual Facebook, esta pesquisa analisou os relatos publicados pelas trabalhadoras domésticas e suas percepções sobre as complexidades desse campo de trabalho. Além disso, considerando os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), buscou-se traçar o perfil da trabalhadora doméstica brasileira e as mudanças ocorridas nos últimos anos. Ponderando a perspectiva das trabalhadoras sobre seu trabalho e a literatura acadêmica sobre o tema, esta pesquisa concluiu que a organização em grupos virtuais pode funcionar como uma estratégia contemporânea de resistência.
Palavras-chave: Trabalho Doméstico
Redes Sociais Virtuais
Resistência
Housework
Virtual Social Networks
Resistance
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO DO TRABALHO
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CHAVES, Sabrina Ribeiro. Trabalho doméstico, redes sociais virtuais e resistência: uma análise do grupo “DDD desabafar/diaristas/domésticas”. 2021. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) – Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SRChaves.pdf2.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.