Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/18092
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | O “Sócrates de Caracas”: a concepção de república defendida no projeto de educação popular de Simón Rodríguez (1826-1849) |
Autor(es)/Inventor(es): | Souza, Clara Marques |
Tutor: | Castro, Fernando Luiz Vale |
Resumen: | O presente estudo tem como objetivo analisar, da perspectiva da História Intelectual, o conceito de república presente no projeto de educação de Simón Rodríguez (1771-1854), entre 1826 e 1849. Para isso, mobilizamos as obras Sociedades Americanas en 1828 (1841), Luces y Virtudes Sociales (1834) e Extracto Sucinto de mi obra sobre la educación republicana (1849), situando tais obras no conturbado contexto político das Independências Hispano-americanas. Para a compreensão da relação entre texto e contexto, assim, discutiremos não apenas as contribuições teóricas de Simón Rodríguez, mas sua trajetória, sua relação com Simón Bolívar, as disputas na emergência do regime republicano na América Hispânica e a forma como a obra de Rodríguez defende, por meio de discussões sobre projeto de educação, uma ideia de República incompatível com aquela levada a cabo pela elite criolla. |
Materia: | América Latina Rodríguez, Simon Educação popular |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DA AMERICA::HISTORIA LATINO-AMERICANA |
Unidade de producción: | Instituto de História |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 2018 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | História |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
CMSouza.pdf | 332.14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.