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http://hdl.handle.net/11422/18092
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | O “Sócrates de Caracas”: a concepção de república defendida no projeto de educação popular de Simón Rodríguez (1826-1849) |
Autor(es)/Inventor(es): | Souza, Clara Marques |
Orientador: | Castro, Fernando Luiz Vale |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo analisar, da perspectiva da História Intelectual, o conceito de república presente no projeto de educação de Simón Rodríguez (1771-1854), entre 1826 e 1849. Para isso, mobilizamos as obras Sociedades Americanas en 1828 (1841), Luces y Virtudes Sociales (1834) e Extracto Sucinto de mi obra sobre la educación republicana (1849), situando tais obras no conturbado contexto político das Independências Hispano-americanas. Para a compreensão da relação entre texto e contexto, assim, discutiremos não apenas as contribuições teóricas de Simón Rodríguez, mas sua trajetória, sua relação com Simón Bolívar, as disputas na emergência do regime republicano na América Hispânica e a forma como a obra de Rodríguez defende, por meio de discussões sobre projeto de educação, uma ideia de República incompatível com aquela levada a cabo pela elite criolla. |
Palavras-chave: | América Latina Rodríguez, Simon Educação popular |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DA AMERICA::HISTORIA LATINO-AMERICANA |
Unidade produtora: | Instituto de História |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2018 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | História |
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