Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/18093
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Os saberes sobre as migrações germânicas (séculos v-vi): uma análise de livros didáticos |
Autor(es)/Inventor(es): | Lacerda, Camila Valle |
Orientador: | Silva, Paulo Duarte |
Resumo: | O texto aqui exposto trata da análise de quatro livros didáticos indicados pelo PNLD 2017-2019 e mais usados no 7º ano do ensino fundamental, no que concerne a temática das migrações germânicas dos séculos V-VI. Entendendo a legitimidade da mediação didática entre os saberes acadêmico e escolar, objetivou-se compreender questões e representações desses significativos processos de deslocamentos na Alta Idade Média. Os eixos que orientaram a análise foram a contextualização do fenômeno, os termos usados, a descrição de hábitos e o uso de imagens, fontes e mapas. Com isso, refletimos sobre como são produzidos os discursos sobre às migrações, eventos de fundamental importância para o entendimento e discussão de manifestações sobre a formação e desenvolvimento dos países europeus, que se dão até os dias de hoje. |
Palavras-chave: | Livro didático Idade média Imigrantes Alemanha |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Unidade produtora: | Instituto de História |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2018 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CVLacerda.pdf | 360.89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.