Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/18116
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAzevedo, Giselle-
dc.contributor.authorMotta, Amanda Carvalho da-
dc.date.accessioned2022-08-04T02:54:12Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:09Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/18116-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEspaços livrespt_BR
dc.subjectTerritóriopt_BR
dc.subjectMeier (Rio de Janeiro, RJ)pt_BR
dc.titleEducação infantil além dos muros: território educativo no Méierpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorCo1Flandes, Alain-
dc.description.resumoEste trabalho tem como tema A relação dos espaços com o processo de aprendizagem, tratando especificamente do território como potência espacial para a educação infantil. Sendo a primeira infância a fase mais intensa do desenvolvimento cognitivo, é fundamental que sejam oportunizadas uma variedade de possibilidades educativas no espaço, incluindo não somente os espaços edificados, mas também os espaços livres, inclusive aqueles além dos muros do ambiente escolar. O objetivo é projetar um espaço de educação infantil pública (de 6 meses a 5 anos e 11 meses) que extrapole os limites do lote e se conecte aos espaços livres e o contexto do bairro escolhido. Utilizando-se de instrumentos como o levantamento de potenciais do bairro, pesquisas com a população e busca de referências. A hipótese é de que o território não apenas contribui na educação da criança, mas também gera vida para a comunidade local e fomenta o cuidado com a cidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PROJETO DE ARQUITETUTA E URBANISMO::PLANEJAMENTO E PROJETO DO EQUIPAMENTOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ACMotta.pdf20.72 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.