Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/18116
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Educação infantil além dos muros: território educativo no Méier |
Autor(es)/Inventor(es): | Motta, Amanda Carvalho da |
Orientador: | Azevedo, Giselle |
Coorientador: | Flandes, Alain |
Resumo: | Este trabalho tem como tema A relação dos espaços com o processo de aprendizagem, tratando especificamente do território como potência espacial para a educação infantil. Sendo a primeira infância a fase mais intensa do desenvolvimento cognitivo, é fundamental que sejam oportunizadas uma variedade de possibilidades educativas no espaço, incluindo não somente os espaços edificados, mas também os espaços livres, inclusive aqueles além dos muros do ambiente escolar. O objetivo é projetar um espaço de educação infantil pública (de 6 meses a 5 anos e 11 meses) que extrapole os limites do lote e se conecte aos espaços livres e o contexto do bairro escolhido. Utilizando-se de instrumentos como o levantamento de potenciais do bairro, pesquisas com a população e busca de referências. A hipótese é de que o território não apenas contribui na educação da criança, mas também gera vida para a comunidade local e fomenta o cuidado com a cidade. |
Palavras-chave: | Educação infantil Espaços livres Território Meier (Rio de Janeiro, RJ) |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PROJETO DE ARQUITETUTA E URBANISMO::PLANEJAMENTO E PROJETO DO EQUIPAMENTO |
Unidade produtora: | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2019 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Arquitetura e Urbanismo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ACMotta.pdf | 20.72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.