Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/18116
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Educação infantil além dos muros: território educativo no Méier
Autor(es)/Inventor(es): Motta, Amanda Carvalho da
Orientador: Azevedo, Giselle
Coorientador: Flandes, Alain
Resumo: Este trabalho tem como tema A relação dos espaços com o processo de aprendizagem, tratando especificamente do território como potência espacial para a educação infantil. Sendo a primeira infância a fase mais intensa do desenvolvimento cognitivo, é fundamental que sejam oportunizadas uma variedade de possibilidades educativas no espaço, incluindo não somente os espaços edificados, mas também os espaços livres, inclusive aqueles além dos muros do ambiente escolar. O objetivo é projetar um espaço de educação infantil pública (de 6 meses a 5 anos e 11 meses) que extrapole os limites do lote e se conecte aos espaços livres e o contexto do bairro escolhido. Utilizando-se de instrumentos como o levantamento de potenciais do bairro, pesquisas com a população e busca de referências. A hipótese é de que o território não apenas contribui na educação da criança, mas também gera vida para a comunidade local e fomenta o cuidado com a cidade.
Palavras-chave: Educação infantil
Espaços livres
Território
Meier (Rio de Janeiro, RJ)
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PROJETO DE ARQUITETUTA E URBANISMO::PLANEJAMENTO E PROJETO DO EQUIPAMENTO
Unidade produtora: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACMotta.pdf20.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.