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dc.contributor.advisorHsu, Liu-
dc.contributor.authorMonteiro, João Carlos Espiúca-
dc.date.accessioned2022-08-05T20:46:20Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:21Z-
dc.date.issued2015-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/18220-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectQuadrirrotorpt_BR
dc.subjectQuadricópteropt_BR
dc.subjectControlept_BR
dc.subjectModelagempt_BR
dc.subjectRobóticapt_BR
dc.titleModelagem e controle de um veículo quadrirrotorpt_BR
dc.title.alternativeModeling and control of a four-rotor vehiclept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorCo1Lizarralde, Fernando Cesar-
dc.contributor.referee1Cunha, José Paulo Vilela Soares da-
dc.contributor.referee2Peixoto, Alessandro Jacound-
dc.description.resumoNesta dissertação aborda-se o problema de controle dinâmico de veículos aéreos nãotripulados (VANTs) quadrirrotores. Este problema é dividido em duas partes: cálculo do vetor de forças virtuais desejadas e mapeamento deste vetor nas velocidades de rotação das hélices (alocação de controle). Na primeira parte são apresentadas estratégias que buscam atingir diferentes objetivos e seus desempenhos são comparados por simulações. Uma nova abordagem baseada em critérios de otimalidade é utilizada para desenvolver dois métodos de alocação de controle. Estes são necessários para que a demanda de desempenho dos algoritmos de controle seja atendida. Para viabilizar a obtenção dos resultados mencionados acima, o modelo dinâmico desta classe de veículos é detalhado e alguns parâmetros são estimados a partir de dados experimentais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia de Controle e Automação

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