Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/18220
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Modelagem e controle de um veículo quadrirrotor
Título(s) alternativo(s): Modeling and control of a four-rotor vehicle
Autor(es)/Inventor(es): Monteiro, João Carlos Espiúca
Orientador: Hsu, Liu
Coorientador: Lizarralde, Fernando Cesar
Resumo: Nesta dissertação aborda-se o problema de controle dinâmico de veículos aéreos nãotripulados (VANTs) quadrirrotores. Este problema é dividido em duas partes: cálculo do vetor de forças virtuais desejadas e mapeamento deste vetor nas velocidades de rotação das hélices (alocação de controle). Na primeira parte são apresentadas estratégias que buscam atingir diferentes objetivos e seus desempenhos são comparados por simulações. Uma nova abordagem baseada em critérios de otimalidade é utilizada para desenvolver dois métodos de alocação de controle. Estes são necessários para que a demanda de desempenho dos algoritmos de controle seja atendida. Para viabilizar a obtenção dos resultados mencionados acima, o modelo dinâmico desta classe de veículos é detalhado e alguns parâmetros são estimados a partir de dados experimentais.
Palavras-chave: Quadrirrotor
Quadricóptero
Controle
Modelagem
Robótica
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Unidade produtora: Escola Politécnica
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Mar-2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Engenharia de Controle e Automação

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