Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/18220
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Modelagem e controle de um veículo quadrirrotor
Otros títulos: Modeling and control of a four-rotor vehicle
Autor(es)/Inventor(es): Monteiro, João Carlos Espiúca
Tutor: Hsu, Liu
Tutor : Lizarralde, Fernando Cesar
Resumen: Nesta dissertação aborda-se o problema de controle dinâmico de veículos aéreos nãotripulados (VANTs) quadrirrotores. Este problema é dividido em duas partes: cálculo do vetor de forças virtuais desejadas e mapeamento deste vetor nas velocidades de rotação das hélices (alocação de controle). Na primeira parte são apresentadas estratégias que buscam atingir diferentes objetivos e seus desempenhos são comparados por simulações. Uma nova abordagem baseada em critérios de otimalidade é utilizada para desenvolver dois métodos de alocação de controle. Estes são necessários para que a demanda de desempenho dos algoritmos de controle seja atendida. Para viabilizar a obtenção dos resultados mencionados acima, o modelo dinâmico desta classe de veículos é detalhado e alguns parâmetros são estimados a partir de dados experimentais.
Materia: Quadrirrotor
Quadricóptero
Controle
Modelagem
Robótica
Materia CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Unidade de producción: Escola Politécnica
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: mar-2015
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Engenharia de Controle e Automação

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