Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/18322
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Christiani Pueri Institutio: o tratado pedagógico jesuíta
Author(s)/Inventor(s): Ferreira, Luane Flores
Advisor: Mota, Arlete Jose
Abstract: Neste trabalho, projeta-se discorrer sobre o livro Christiani Pueri Institutio (CPI), sua relevância histórica e os impactos que o primeiro tratado de pedagogia jesuíta teve sobre a educação ocidental. A partir da tradução dos trechos amostrais dos exemplos em que João Bonifácio cita o autor latino Sêneca e a história de Eli (livro dos Reis na Vulgata), exemplificou-se como o autor articulava seu argumento para defender o seu conceito de “educação honesta” defronte a “educação viciosa” - relacionada pelo autor com o ensino fora aos moldes cristãos. Também se apresentou os pilares do conceito de “educação honesta”, cerne da pedagogia bonifaciana, influenciada pela pedagogia jesuíta. Também se propõe o debate sobre a contribuição de tal concepção para a construção da educação no imaginário do mundo ocidente. Com esse propósito, buscou-se apontar os traços em comum entre os pilares da pedagogia bonifaciana, postulada no século XVI, e o formato da metodologia de ensino utilizada pelas escolas de ensino público formal.
Keywords: Latim
Jesuítas
Pedagogia
Ensino
Metodologia
Análise textual
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Production unit: Faculdade de Letras
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Letras - Latim

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LFFerreira.pdf276.33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.