Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/18322
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Christiani Pueri Institutio: o tratado pedagógico jesuíta |
Author(s)/Inventor(s): | Ferreira, Luane Flores |
Advisor: | Mota, Arlete Jose |
Abstract: | Neste trabalho, projeta-se discorrer sobre o livro Christiani Pueri Institutio (CPI), sua relevância histórica e os impactos que o primeiro tratado de pedagogia jesuíta teve sobre a educação ocidental. A partir da tradução dos trechos amostrais dos exemplos em que João Bonifácio cita o autor latino Sêneca e a história de Eli (livro dos Reis na Vulgata), exemplificou-se como o autor articulava seu argumento para defender o seu conceito de “educação honesta” defronte a “educação viciosa” - relacionada pelo autor com o ensino fora aos moldes cristãos. Também se apresentou os pilares do conceito de “educação honesta”, cerne da pedagogia bonifaciana, influenciada pela pedagogia jesuíta. Também se propõe o debate sobre a contribuição de tal concepção para a construção da educação no imaginário do mundo ocidente. Com esse propósito, buscou-se apontar os traços em comum entre os pilares da pedagogia bonifaciana, postulada no século XVI, e o formato da metodologia de ensino utilizada pelas escolas de ensino público formal. |
Keywords: | Latim Jesuítas Pedagogia Ensino Metodologia Análise textual |
Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Production unit: | Faculdade de Letras |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 2022 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Letras - Latim |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LFFerreira.pdf | 276.33 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.