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http://hdl.handle.net/11422/18322
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Christiani Pueri Institutio: o tratado pedagógico jesuíta |
Autor(es)/Inventor(es): | Ferreira, Luane Flores |
Orientador: | Mota, Arlete Jose |
Resumo: | Neste trabalho, projeta-se discorrer sobre o livro Christiani Pueri Institutio (CPI), sua relevância histórica e os impactos que o primeiro tratado de pedagogia jesuíta teve sobre a educação ocidental. A partir da tradução dos trechos amostrais dos exemplos em que João Bonifácio cita o autor latino Sêneca e a história de Eli (livro dos Reis na Vulgata), exemplificou-se como o autor articulava seu argumento para defender o seu conceito de “educação honesta” defronte a “educação viciosa” - relacionada pelo autor com o ensino fora aos moldes cristãos. Também se apresentou os pilares do conceito de “educação honesta”, cerne da pedagogia bonifaciana, influenciada pela pedagogia jesuíta. Também se propõe o debate sobre a contribuição de tal concepção para a construção da educação no imaginário do mundo ocidente. Com esse propósito, buscou-se apontar os traços em comum entre os pilares da pedagogia bonifaciana, postulada no século XVI, e o formato da metodologia de ensino utilizada pelas escolas de ensino público formal. |
Palavras-chave: | Latim Jesuítas Pedagogia Ensino Metodologia Análise textual |
Assunto CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Unidade produtora: | Faculdade de Letras |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2022 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Letras - Latim |
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