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Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Christiani Pueri Institutio: o tratado pedagógico jesuíta
Autor(es)/Inventor(es): Ferreira, Luane Flores
Tutor: Mota, Arlete Jose
Resumen: Neste trabalho, projeta-se discorrer sobre o livro Christiani Pueri Institutio (CPI), sua relevância histórica e os impactos que o primeiro tratado de pedagogia jesuíta teve sobre a educação ocidental. A partir da tradução dos trechos amostrais dos exemplos em que João Bonifácio cita o autor latino Sêneca e a história de Eli (livro dos Reis na Vulgata), exemplificou-se como o autor articulava seu argumento para defender o seu conceito de “educação honesta” defronte a “educação viciosa” - relacionada pelo autor com o ensino fora aos moldes cristãos. Também se apresentou os pilares do conceito de “educação honesta”, cerne da pedagogia bonifaciana, influenciada pela pedagogia jesuíta. Também se propõe o debate sobre a contribuição de tal concepção para a construção da educação no imaginário do mundo ocidente. Com esse propósito, buscou-se apontar os traços em comum entre os pilares da pedagogia bonifaciana, postulada no século XVI, e o formato da metodologia de ensino utilizada pelas escolas de ensino público formal.
Materia: Latim
Jesuítas
Pedagogia
Ensino
Metodologia
Análise textual
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Unidade de producción: Faculdade de Letras
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2022
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Letras - Latim

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