Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/18637
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPinto, Andressa Ambrosino-
dc.contributor.authorCarvalho, Davidson Eduardo de-
dc.date.accessioned2022-09-14T19:44:08Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:06Z-
dc.date.issued2022-08-02-
dc.identifier.citationCARVALHO, Davidson Eduardo de. Experiências apreendidas por estudantes no PET-Saúde Interprofissionalidade: revisão integrativa da literatura. 2022. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Instituto de Enfermagem, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/18637-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectEducação interprofissionalpt_BR
dc.subjectCapacitação profissionalpt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectCapacitação de recursos humanos em saúdept_BR
dc.subjectInterprofessional educationen
dc.subjectProfessional trainingen
dc.subjectHealth educationen
dc.subjectHealth human resource trainingen
dc.titleExperiências apreendidas por estudantes no PET - Saúde Interprofissionalidade: revisão integrativa da literaturapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6650389924789040pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5201257232865392pt_BR
dc.contributor.referee1Formozo, Gláucia Alexandre-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1654496965557161pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Joana Darc Fialho de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3036742368404026pt_BR
dc.contributor.referee3Bitencourt, Graziele Ribeiro-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1696045802676129pt_BR
dc.contributor.referee4Bossato, Hércules Rigoni-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1529381547355011pt_BR
dc.description.resumoObjetivo: analisar as experiências interprofissionais de “aprender a ser” e as experiências coletivas de “aprender a fazer” de estudantes no PET-Saúde Interprofissionalidade. Método: trata-se de uma Revisão Integrativa de Literatura, que seguiu as etapas preconizadas pelos referenciais nacionais e internacionais. A busca bibliográfica foi realizada nas bases de dados dos portais da Biblioteca Virtual em Saúde, Periódicos da Capes e Pubmed. Considerou-se somente artigos científicos, nos idiomas português e inglês, sendo o recorte temporal de 2018-2022. Resultados: foram recuperados 246 documentos e após retiradas as duplicações, 217 foram analisados, seguindo os critérios de inclusão e exclusão, pela leitura do título e resumo. Resultaram 20 artigos para leitura completa e após análise crítica, foram incluídos 15 artigos para síntese. Estes possibilitaram a construção de dois núcleos temáticos: “Aprendendo a ser um profissional da saúde na perspectiva da educação interprofissional” e “Aprendendo a fazer como um profissional da saúde na perspectiva da educação interprofissional”. Considerações Finais: a partir dos relatos de experiências identificados e sintetizados nesse estudo, conclui-se que o PET-Saúde Interprofissionalidade age como uma importante política indutora no “ensino-aprendizagem”, pois possibilita experiências aos estudantes em vários cenários do cuidado em saúde, com destaque para Atenção Primária à Saúde. Propiciando: ensino, aprendizados e práticas no Sistema Único de Saúde cotidianamente, a partir de uma educação interprofissional, em que aprende-se a ser e a fazer.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Enfermagempt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpt_BR
dc.embargo.terms365 diaspt_BR
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DECARVALHO.pdf314.66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.