Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/18637
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Experiências apreendidas por estudantes no PET - Saúde Interprofissionalidade: revisão integrativa da literatura |
Autor(es)/Inventor(es): | Carvalho, Davidson Eduardo de |
Orientador: | Pinto, Andressa Ambrosino |
Resumo: | Objetivo: analisar as experiências interprofissionais de “aprender a ser” e as experiências coletivas de “aprender a fazer” de estudantes no PET-Saúde Interprofissionalidade. Método: trata-se de uma Revisão Integrativa de Literatura, que seguiu as etapas preconizadas pelos referenciais nacionais e internacionais. A busca bibliográfica foi realizada nas bases de dados dos portais da Biblioteca Virtual em Saúde, Periódicos da Capes e Pubmed. Considerou-se somente artigos científicos, nos idiomas português e inglês, sendo o recorte temporal de 2018-2022. Resultados: foram recuperados 246 documentos e após retiradas as duplicações, 217 foram analisados, seguindo os critérios de inclusão e exclusão, pela leitura do título e resumo. Resultaram 20 artigos para leitura completa e após análise crítica, foram incluídos 15 artigos para síntese. Estes possibilitaram a construção de dois núcleos temáticos: “Aprendendo a ser um profissional da saúde na perspectiva da educação interprofissional” e “Aprendendo a fazer como um profissional da saúde na perspectiva da educação interprofissional”. Considerações Finais: a partir dos relatos de experiências identificados e sintetizados nesse estudo, conclui-se que o PET-Saúde Interprofissionalidade age como uma importante política indutora no “ensino-aprendizagem”, pois possibilita experiências aos estudantes em vários cenários do cuidado em saúde, com destaque para Atenção Primária à Saúde. Propiciando: ensino, aprendizados e práticas no Sistema Único de Saúde cotidianamente, a partir de uma educação interprofissional, em que aprende-se a ser e a fazer. |
Palavras-chave: | Educação interprofissional Capacitação profissional Educação em saúde Capacitação de recursos humanos em saúde Interprofessional education Professional training Health education Health human resource training |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM |
Unidade produtora: | Instituto de Enfermagem |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2-Ago-2022 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
Citação: | CARVALHO, Davidson Eduardo de. Experiências apreendidas por estudantes no PET-Saúde Interprofissionalidade: revisão integrativa da literatura. 2022. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Instituto de Enfermagem, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2022. |
Aparece nas coleções: | Enfermagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DECARVALHO.pdf | 314.66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.