Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/18637
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Experiências apreendidas por estudantes no PET - Saúde Interprofissionalidade: revisão integrativa da literatura
Autor(es)/Inventor(es): Carvalho, Davidson Eduardo de
Tutor: Pinto, Andressa Ambrosino
Resumen: Objetivo: analisar as experiências interprofissionais de “aprender a ser” e as experiências coletivas de “aprender a fazer” de estudantes no PET-Saúde Interprofissionalidade. Método: trata-se de uma Revisão Integrativa de Literatura, que seguiu as etapas preconizadas pelos referenciais nacionais e internacionais. A busca bibliográfica foi realizada nas bases de dados dos portais da Biblioteca Virtual em Saúde, Periódicos da Capes e Pubmed. Considerou-se somente artigos científicos, nos idiomas português e inglês, sendo o recorte temporal de 2018-2022. Resultados: foram recuperados 246 documentos e após retiradas as duplicações, 217 foram analisados, seguindo os critérios de inclusão e exclusão, pela leitura do título e resumo. Resultaram 20 artigos para leitura completa e após análise crítica, foram incluídos 15 artigos para síntese. Estes possibilitaram a construção de dois núcleos temáticos: “Aprendendo a ser um profissional da saúde na perspectiva da educação interprofissional” e “Aprendendo a fazer como um profissional da saúde na perspectiva da educação interprofissional”. Considerações Finais: a partir dos relatos de experiências identificados e sintetizados nesse estudo, conclui-se que o PET-Saúde Interprofissionalidade age como uma importante política indutora no “ensino-aprendizagem”, pois possibilita experiências aos estudantes em vários cenários do cuidado em saúde, com destaque para Atenção Primária à Saúde. Propiciando: ensino, aprendizados e práticas no Sistema Único de Saúde cotidianamente, a partir de uma educação interprofissional, em que aprende-se a ser e a fazer.
Materia: Educação interprofissional
Capacitação profissional
Educação em saúde
Capacitação de recursos humanos em saúde
Interprofessional education
Professional training
Health education
Health human resource training
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Unidade de producción: Instituto de Enfermagem
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2-ago-2022
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Embargado
Citación : CARVALHO, Davidson Eduardo de. Experiências apreendidas por estudantes no PET-Saúde Interprofissionalidade: revisão integrativa da literatura. 2022. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Instituto de Enfermagem, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2022.
Aparece en las colecciones: Enfermagem

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DECARVALHO.pdf314.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.