Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/18665
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDias, Ana Crelia Penha-
dc.contributor.authorSantos, Renata de Freitas-
dc.date.accessioned2022-09-20T00:14:26Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:21Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/18665-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura brasileirapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectMulher na literaturapt_BR
dc.titleA presença da literatura feminina no ensino básicopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3509210486494683pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9128250766300144pt_BR
dc.description.resumoA educação no Ensino Básico possui diversas problemáticas, entre elas a escassez da literatura feminina no cânone brasileiro. Sua presença é vista apenas no primeiro segmento da educação básica, reforçando o estereótipo da mulher ter relevância somente na parte mais maternal. Dessa forma, essa pesquisa tem por objetivo revelar como ainda no século XXI existe uma padronização branca, ocidental, européia e masculina que predomina a educação brasileira, especialmente no âmbito literário do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Trazendo assim, questionamentos de como isso afeta e continuará afetando – negativamente – os discentes em sua vida, não apenas acadêmica, mas como seres individuais formadores de opinião.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Letras - Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RFSantos.pdf335.25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.