Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/18665
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A presença da literatura feminina no ensino básico
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Renata de Freitas
Tutor: Dias, Ana Crelia Penha
Resumen: A educação no Ensino Básico possui diversas problemáticas, entre elas a escassez da literatura feminina no cânone brasileiro. Sua presença é vista apenas no primeiro segmento da educação básica, reforçando o estereótipo da mulher ter relevância somente na parte mais maternal. Dessa forma, essa pesquisa tem por objetivo revelar como ainda no século XXI existe uma padronização branca, ocidental, européia e masculina que predomina a educação brasileira, especialmente no âmbito literário do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Trazendo assim, questionamentos de como isso afeta e continuará afetando – negativamente – os discentes em sua vida, não apenas acadêmica, mas como seres individuais formadores de opinião.
Materia: Literatura brasileira
Ensino fundamental
Ensino médio
Mulher na literatura
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Unidade de producción: Faculdade de Letras
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2022
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Letras - Literaturas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RFSantos.pdf335.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.