Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/18665
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | A presença da literatura feminina no ensino básico |
Author(s)/Inventor(s): | Santos, Renata de Freitas |
Advisor: | Dias, Ana Crelia Penha |
Abstract: | A educação no Ensino Básico possui diversas problemáticas, entre elas a escassez da literatura feminina no cânone brasileiro. Sua presença é vista apenas no primeiro segmento da educação básica, reforçando o estereótipo da mulher ter relevância somente na parte mais maternal. Dessa forma, essa pesquisa tem por objetivo revelar como ainda no século XXI existe uma padronização branca, ocidental, européia e masculina que predomina a educação brasileira, especialmente no âmbito literário do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Trazendo assim, questionamentos de como isso afeta e continuará afetando – negativamente – os discentes em sua vida, não apenas acadêmica, mas como seres individuais formadores de opinião. |
Keywords: | Literatura brasileira Ensino fundamental Ensino médio Mulher na literatura |
Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA |
Production unit: | Faculdade de Letras |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 2022 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Letras - Literaturas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RFSantos.pdf | 335.25 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.