Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/18665
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | A presença da literatura feminina no ensino básico |
Autor(es)/Inventor(es): | Santos, Renata de Freitas |
Orientador: | Dias, Ana Crelia Penha |
Resumo: | A educação no Ensino Básico possui diversas problemáticas, entre elas a escassez da literatura feminina no cânone brasileiro. Sua presença é vista apenas no primeiro segmento da educação básica, reforçando o estereótipo da mulher ter relevância somente na parte mais maternal. Dessa forma, essa pesquisa tem por objetivo revelar como ainda no século XXI existe uma padronização branca, ocidental, européia e masculina que predomina a educação brasileira, especialmente no âmbito literário do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Trazendo assim, questionamentos de como isso afeta e continuará afetando – negativamente – os discentes em sua vida, não apenas acadêmica, mas como seres individuais formadores de opinião. |
Palavras-chave: | Literatura brasileira Ensino fundamental Ensino médio Mulher na literatura |
Assunto CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA |
Unidade produtora: | Faculdade de Letras |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2022 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Letras - Literaturas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RFSantos.pdf | 335.25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.