Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/18695
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O direito ao esquecimento e a Constituição Federal de 1988: uma análise à luz da tese do Supremo Tribunal Federal estabelecida no Tema 786
Author(s)/Inventor(s): Ozorio, Brenda Bernardes
Advisor: Nunes, Daniel Capecchi
Abstract: O presente trabalho tem o objetivo de realizar uma análise a respeito do julgamento do caso Aída Curi, tema 784, em que o Supremo Tribunal Federal, em decisão histórica, estabeleceu tese contrária à doutrina majoritária e a jurisprudência que havia sendo formada sobre a existência de um direito amplo e genérico ao esquecimento no ordenamento jurídico brasileiro. Ao longo deste trabalho, serão inicialmente apresentados os conceitos, fundamentos e natureza jurídica relacionados ao direito ao esquecimento, à luz da Constituição Federal de 1988. Após, será feita uma análise dos principais julgados proferidos pelo Superior Tribunal de Justiça e pelo Supremo Tribunal Federal. Por último, serão pontuados e analisados criticamente os votos proferidos pelos Ministros no julgamento do caso, focando principalmente na divergência de opiniões e fundamentações identificadas em cada voto, a fim de identificar se a tese adotada pelo Supremo Tribunal Federal realmente foi acertada e se cumpriu a sua função de pacificar o tema --- muito debatido atualmente – relacionado ao direito ao esquecimento.
Keywords: Direito ao Esquecimento
Supremo Tribunal Federal
Caso Aída Curi
Jurisprudência
Right to be forgotten
Brazilian Supreme Court
Aída Curi case
Thesis 784
Case-law
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: OZORIO, Brenda Bernardes. O direito ao esquecimento e a Constituição Federal de 1988: uma análise à luz da tese do Supremo Tribunal Federal estabelecida no Tema 786. 2022. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BBOzorio.pdf435.93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.