Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/18700
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : O dever de renegociação dos contratos de locação residencial durante a pandemia de Covid-19
Autor(es)/Inventor(es): Souza, Breno Jorge de Andrade
Tutor: Frutuoso, Rafael Esteves
Resumen: No presente trabalho busca-se demonstrar a aplicação das teorias da imprevisão e da onerosidade excessiva nos contratos de locação residencial afetados pela pandemia de Covid- 19. O método utilizado nessa monografia é o dedutivo. A técnica utilizada é a pesquisa, principalmente a doutrinária e a jurisprudencial. Em um primeiro momento será abordada a temática relacionada à questão de justiça social que deve estar intimamente relacionada aos contratos, de modo que essa relação se traduzirá pela busca em sanar quaisquer defeitos e iniquidades que porventura sejam percebidos ao longo de sua execução. Ato contínuo, serão demonstrados alguns elementos inerentes ao desequilíbrio contratual, passando por uma breve análise das teorias da imprevisão e da onerosidade excessiva, para então apresentar um entendimento pautado numa interpretação extensiva do princípio contratual da boa-fé objetiva, que consiste no dever que as partes têm de ao menos tentar promover de forma diligente a renegociação de condições contratuais desequilibradas. Posteriormente, será abordada a questão dos contratos de locação residencial, sendo apresentadas algumas de suas características para, então, demonstrar sua importância como elemento fundamental do direito à moradia e alicerce da dignidade da pessoa humana. Por fim, serão apresentados alguns elementos inerentes à pandemia de Covid-19 para demonstrar que as partes de um contrato de locação residencial têm a obrigação, pautada no princípio da boa-fé objetiva, de tentar promover a composição extrajudicial caso o locatário apresente dificuldades para adimplir com suas obrigações pecuniárias, em razão dos efeitos da pandemia de Covid-19, uma vez que ao não fazê-lo, o locador estará atendando contra as medidas sanitárias de combate ao coronavírus, contra o direito à moradia e contra a dignidade da pessoa humana.
Materia: Equilíbrio contratual
Boa-fé objetiva
Revisão contratual
Contractual balance
Objective good faith
Contract review
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO CIVIL
Unidade de producción: Faculdade Nacional de Direito
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2022
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SOUZA, Breno Jorge de Andrade. O dever de renegociação dos contratos de locação residencial durante a pandemia de Covid-19. 2022. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece en las colecciones: Direito

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BJASouza.pdf385.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.