Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/18751
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A influência da adoção repentina do ensino remoto durante a pandemia do novo coronavírus na satisfação do corpo docente em escolas privadas da cidade do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Duque, Gabriel Henrique Fonseca
Orientador: Passos, Antônio Eugênio Valverde Mariani
Resumo: Com a chegada da pandemia do novo coronavírus em março de 2020 e as consequentes medidas governamentais que obrigaram a parada das atividades presenciais em escolas privadas da cidade do Rio de Janeiro, muitas dessas instituições, com aval dado pelo Ministério da Educação, optaram pelo prosseguimento do ano letivo através de plataformas online, no chamado ensino remoto emergencial. Nesse cenário, sem um conhecimento, planejamento e metodologia prévios dados pelas escolas, os professores precisaram se reinventar para atingir as metas estipuladas e entregar um trabalho que enxergam como de qualidade. Dentro desse contexto o presente estudo buscou, através de respostas dadas por quinze desses profissionais em entrevistas, analisar o nível de satisfação no trabalho atingido durante o período do ensino remoto emergencial. Com a análise de conteúdo feita sobre os dados obtidos, foi possível observar níveis altos e baixos de satisfação no trabalho, especificamente durante o período do ensino remoto emergencial, em diferentes pontos nas dimensões de natureza do próprio trabalho, colegas, promoções, salário e chefia.
Palavras-chave: Satisfação no trabalho
Ensino remoto
Docentes
Escolas particulares
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: DUQUE, Gabriel Henrique Fonseca. A influência da adoção repentina do ensino remoto durante a pandemia do novo coronavírus na satisfação do corpo docente em escolas privadas da cidade do Rio de Janeiro. 2021. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GHFDuque.pdf945.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.