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http://hdl.handle.net/11422/18846
| Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Título: | Notas sobre a precarização do trabalho docente no contexto do empresariamento da educação: o que apontam as pesquisas do campo crítico |
| Autor(es)/Inventor(es): | Machado, Ayrton Gomes |
| Orientador: | Motta, Vânia Cardoso da |
| Resumo: | O presente trabalho, apoiado em pesquisas produzidas sobre diversos contextos educacionais no Brasil, se propõe a analisar a precarização do trabalho docente no país, sob a perspectiva do “empresariamento da educação de novo tipo”, apresentando as diferentes formas como tal prática se estabelece e relacionando esse processo à constante desvalorização do professor, somada aos inevitáveis prejuízos à educação e aos alunos. Nele, são abordados os impactos diretos da inserção da lógica empresarial na vida e no trabalho do professor, que tornam a prática docente um desafio cada vez maior no país, sobretudo em um cenário de cortes orçamentários e parcerias público-privadas com organizações empresariais, que promovem a subsunção da educação escolar ao processo de mercantilização. |
| Palavras-chave: | Privatização Trabalho docente Precarização do trabalho Parcerias público-privadas |
| Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
| Unidade produtora: | Faculdade de Letras |
| Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Data de publicação: | 2023 |
| País de publicação: | Brasil |
| Idioma da publicação: | por |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | Letras - Literaturas |
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