Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/18883
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Sobre a nova concepção dos microssistemas jurídiconormativos e a existência de um microssistema recursal no processo civil brasileiro
Author(s)/Inventor(s): Macedo, Gabriel Lino Ramos de
Advisor: Hartmann, Guilherme Kronemberg
Abstract: O presente trabalho pretende apontar a mudança de percepção dos microssistemas normativos, de modo que que sua concepção tradicional (dispositivos extraídos a partir de diferentes fontes normativas) se encontra ultrapassada. Assim, a existência de um microssistema não fica limitada a essa ideia, mas também permite intercâmbio de normas situadas dentro do mesmo corpo legislativo, de modo que os microssistemas não precisam ter seus núcleos situados fora dos códigos, podendo até mesmo estarem totalmente inseridos neles, passando a constituir um verdadeiro bloco normativo. Em síntese, não havendo vedação expressa na legislação, devese admitir o diálogo normativo, mediante subsidiariedade e supletivismo. A partir dessas premissas, foram identificados os já consagrados microssistemas e alguns “novos”, indicados pela doutrina. Além disso, o trabalho pretendeu demonstrar a possibilidade (e a necessidade) de se reconhecer a existência de um microssistema recursal, que permite o intercâmbio de normas previstas para determinadas espécies recursais, de modo a garantir mais coerência e mais mecanismos de alcance dos objetivos pretendidos (princípios processuais) diante de cada um dos institutos analisados.
Keywords: Microssistemas
Recursos
Tipos
Diálogo
Fontes
Microsystems
Appeals
Species
Dialogue
Sources
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO PROCESSUAL CIVIL
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MACEDO, Gabriel Lino Ramos de. Sobre a nova concepção dos microssistemas jurídiconormativos e a existência de um microssistema recursal no processo civil brasileiro. 2022. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GLRMacedo.pdf310.08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.