Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/18887
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A tributação desigual entre gêneros e as consequências do “pink tax”
Autor(es)/Inventor(es): Telles, Mariana Ferreira
Orientador: Maneira, Eduardo
Resumo: A presente monografia tem por objetivo discorrer acerca do “Pink Tax”, a desigualdade de gênero e sua relação com a tributação do consumo. A questão central versa sobre o comportamento da sociedade face à tributação desigual entre gêneros e as suas implicações na taxação de produtos voltados ao público feminino e masculino. Primeiramente, serão elencados princípios norteadores constitucionais e tributários, destacando o princípio da igualdade, isonomia, princípio da capacidade contributiva e o princípio da seletividade, assim como o entendimento sobre o que é a essencialidade. Em seguida, será contextualizada a desigualdade de gênero e o caminho percorrido pelas mulheres até se tornarem capacitadas, trabalhadores e consumidoras. Após, será dado o enfoque no “Pink Tax”, pontuando o sobrepreço nos produtos femininos, o seu impacto na sociedade de consumo. Assim, visando aplicar os conhecimentos adquiridos, serão interpretados os resultados obtidos por meio de uma amostragem voltada ao público feminino com questionamentos relacionados ao “Pink Tax”, concluindo que mesmo mulheres com maior grau de escolaridade estão suscetíveis ao não conhecimento sobre o assunto. Por fim, será traçado o papel do Estado à luz dos princípios tributários e constitucionais de forma a demonstrar como o Direito Tributário pode ser eficaz na luta por justiça social para mulheres com a instituição de políticas públicas, como por exemplo o Convênio ICMS nº 187/21, que concede a isenção do ICMS nas operações realizadas com absorventes íntimos femininos, tampões higiênicos, coletores, discos menstruais e calcinhas absorventes adquiridos pela Administração Pública.
Palavras-chave: Pink Tax
Desigualdade de Gênero
Direito Tributário
Princípio da Isonomia
Princípio da Seletividade
Gender Inequality
Tax Law
Principle of Isonomy
Principle of Selectivity
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO TRIBUTARIO
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: TELLES, Mariana Ferreira. A tributação desigual entre gêneros e as consequências do “pink tax”. 2022. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) – Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MFTelles.pdf378.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.