Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/18903
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | A educação matemática frente à pós-verdade |
Author(s)/Inventor(s): | Borges, Renato Cruz Vieira |
Advisor: | Pinto, Márcia Maria Fusaro |
Abstract: | Este trabalho é aberto com: dados e reflexões sobre a proliferação das fake news, observando a sua relação com a tecnologia dos dias atuais; análise de falácias argumentativas e técnicas de manipulação da Verdade; e a inserção disso tudo no que se chama de “Pós-Verdade”, apontando o seu papel na Política e na Ciência. Na sequência, busco expor a relevância do ensino de Matemática frente a essa problemática, tanto no que denomino “contribuições indiretas” quanto nas “contribuições diretas” – o primeiro bloco trata, sobretudo, das capacidades cognitivas cuja prática é estimulada pela Matemática; e o segundo aborda contextos em que a Matemática serve de instrumento contra ou a favor de mentiras e manipulações, em especial no campo da Estatística. |
Keywords: | Educação matemática Pós-verdade Fake news |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Production unit: | Instituto de Matemática |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 28-Jul-2022 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC - Renato Borges (revisado, 22_09_2022)-min.pdf | 454.79 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.