Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/18903
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A educação matemática frente à pós-verdade
Author(s)/Inventor(s): Borges, Renato Cruz Vieira
Advisor: Pinto, Márcia Maria Fusaro
Abstract: Este trabalho é aberto com: dados e reflexões sobre a proliferação das fake news, observando a sua relação com a tecnologia dos dias atuais; análise de falácias argumentativas e técnicas de manipulação da Verdade; e a inserção disso tudo no que se chama de “Pós-Verdade”, apontando o seu papel na Política e na Ciência. Na sequência, busco expor a relevância do ensino de Matemática frente a essa problemática, tanto no que denomino “contribuições indiretas” quanto nas “contribuições diretas” – o primeiro bloco trata, sobretudo, das capacidades cognitivas cuja prática é estimulada pela Matemática; e o segundo aborda contextos em que a Matemática serve de instrumento contra ou a favor de mentiras e manipulações, em especial no campo da Estatística.
Keywords: Educação matemática
Pós-verdade
Fake news
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Production unit: Instituto de Matemática
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 28-Jul-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Renato Borges (revisado, 22_09_2022)-min.pdf454.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.