Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19205
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Políticas públicas em saúde, conjunturas críticas e o pacto de gestão interfederativa brasileiro: uma análise da (des)institucionalização do Programa Nacional de Imunizações frente à pandemia da Covid-19
Author(s)/Inventor(s): Zonenschein, Tom Raitzik
Advisor: Paes, Emiliano Rodrigues Brunet Depolli
Abstract: O presente trabalho de conclusão de curso busca compreender, através do marco teórico proposto pelo institucionalismo histórico, o processo de institucionalização do Plano Nacional de Imunizações (PNI) no Brasil, e como suas estruturas enfrentaram o maior desafio sanitário do século: a pandemia da COVID-19. Tendo como pano de fundo os obstáculos sofridos pela campanha de vacinação durante a pandemia, esta monografia irá contrastar a trajetória de institucionalização como política pública vivenciada pelo PNI em seus 46 anos de história - evidenciando suas bases principiológicas, legais e político-administrativas - com as diversas graves ineficácias e desafios observados na presente crise. Através do instrumento analítico das conjunturas críticas, será também questionado o quanto a pandemia pode ser considerada como um momento definidor na política brasileira de imunizações. O papel do governo federal como coordenador de políticas públicas e de demais entes estatais no pacto federativo intergestores inaugurado pelo SUS e a Constituição de 1988 será um elemento de análise particularmente relevante, tanto na consolidação do PNI como política pública institucionalizada quanto em sua atuação deficitária no combate à COVID-19. Nesse sentido, ganha destaque as diversas ações e omissões por parte da União - além das ações de demais entes como consequência de tais atos - na desestruturação e despreparo do PNI para o enfrentamento da pandemia, tendo assumido naturezas políticas, comunicativas e jurídicas, as quais são debatidas e apresentadas neste trabalho.
Keywords: Plano Nacional de Imunizações
Federalismo
Políticas Públicas
Instituições
National Immunization Plan
Federalism
Public Policy
Institutions
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ZONENSCHEIN, Tom Raitzik. Políticas públicas em saúde, conjunturas críticas e o pacto de gestão interfederativa brasileiro: uma análise da (des)institucionalização do Programa Nacional de Imunizações frente à pandemia da Covid-19. 2022. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) – Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TRZonenschein.pdf498.19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.