Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19282
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Alfabetização em tempos de pandemia: o que dizem os professores
Author(s)/Inventor(s): Silva, Nathália Noura da
Advisor: Amorim, Rejane Maria de Almeida
Abstract: Um novo cenário se instaurou trazendo diversas mudanças no modo de viver da sociedade em todo o mundo a partir da chegada da crise sanitária da doença Covid-19. O objetivo deste trabalho, que tem como temática o processo de alfabetização, visa compreender e analisar de que forma o contexto pandêmico afetou a docência, identificando os caminhos que os professores percorreram nesta adaptação ao ensino remoto, as estratégias criadas para manter o vínculo, e também, os percalços vivenciados para ensinar na pandemia. A metodologia consistiu em uma análise qualitativa dos dados produzidos em entrevistas semiestruturadas realizadas com quatro professoras do Estado do Rio de Janeiro, refletimos sobre pontos em comum sobre os relatos trazidos acerca do trabalho pedagógico desenvolvido neste período delicado de pandemia. Analisamos neste estudo 5 eixos, são eles: 1) Adaptação ao ensino remoto; 2) O lugar da família no processo de alfabetização; 3) Afetividade em meio virtual; 4) Propostas pedagógicas mais promissoras; 5) Aprendizagens possíveis na alfabetização e no ensino pós pandemia. Diante disto, foi possível encontrar dificuldades e potencialidades que se aproximam mesmo vividas por pessoas distintas do que foi ser professora de alfabetização na pandemia do Coronavírus, momento em que crianças conseguiram evoluir, outras retrocederam, mas, de forma unânime, o reconhecimento de que a alfabetização precisa do contato presencial para que o seu processo seja alcançado de uma forma plena e mais significativa.
Keywords: Alfabetização
COVID-19 (Doença)
Ensino à distância
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 29-Aug-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SILVA, Nathália Noura da. Alfabetização em tempos de pandemia: o que dizem os professores. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NSilva.pdf320.03 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.