Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19503
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Estudo qualitativo da abordagem da formação de conceitos químicos por alunos cegos: uma análise dos artigos da revista Química Nova na Escola
Author(s)/Inventor(s): Rego, Gabriela de Souza
Advisor: Teixeira, Viviane Gomes
Abstract: A química apresenta uma linguagem própria e signos bastante específicos, podendo ser dificilmente compreendida pelos alunos, ainda mais por aqueles que estão privados da visão. Dessa forma, este projeto final de curso teve por objetivo analisar qualitativamente sob a ótica de Vigotski, os artigos relacionados ao ensino de química para cegos da revista Química Nova na Escola desde a sua primeira publicação. Procurou-se examinar se estes fazem uma reflexão sobre como os cegos constroem o conhecimento. Por Vigotski ter estudado o processo de formação de conceitos e por ter realizado pesquisas sobre como ensinar crianças com necessidades especiais, a sua teoria da Psicologia Histórico-Cultural foi a escolhida para nortear este trabalho. Ao longo de todos os anos de publicação, apenas 10 artigos foram encontrados com o tema, sendo incluídos nas categorias Formação Docente, Tecnologia Assisitiva e Práticas Experimentais e Outros. Dentre esses, apenas um refletiu sobre o processo de formação de conceitos, mas este foi voltada para alunos com baixa visão. As publicações se concentram nos últimos 8 anos de publicação da revista. Esses resultados indicam a necessidade de um maior número de estudos nessa área.
Keywords: Ensino de Química
Psicologia Histórico-Cultural
Alunos cegos
Construção Conceital
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUÍMICA
Production unit: Instituto de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Dec-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gabriela de Souza Rego.pdf935.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.