Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19554
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Rodas de conversa na educação infantil: reflexões sobre uma prática institucionalizada
Author(s)/Inventor(s): Calixto, Rafaela Pereira da Rocha
Advisor: Santos, Núbia de Oliveira
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo discorrer sobre as rodas de conversa na Educação Infantil, sua importância enquanto prática pedagógica institucionalizada e o espaço ocupado pelos sujeitos envolvidos nesse momento. Para estruturação dessa pesquisa foi realizada uma análise dos documentos legais da Educação Infantil, relacionando-os com as ideias de alguns autores como Paulo Freire, Manuel Jacinto Sarmento, Jorge Larossa Bondía e Gilda Rizzo. O estudo constitui-se também pela análise do relato de duas observações de rodas de conversa e duas entrevistas semiestruturadas com as professoras dos grupos, concluindo-se que as rodas de conversa enquanto uma prática institucionalizada pode além de promover interações criança-criança e criança-adulto, também ocupar um lugar de silenciamento e controle.
Keywords: Educação infantil
Conversação
Pedagogia
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 5-Dec-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CALIXTO, Rafaela Pereira da Rocha. Rodas de conversa na educação infantil: reflexões sobre uma prática institucionalizada. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RCalixto.pdf258.39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.