Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/1959
Especie: | Relatório |
Título : | O modelo de desenvolvimento do pensamento geométrico de Van Hiele e possíveis contribuições da geometria dinâmica |
Autor(es)/Inventor(es): | Alves, George de Souza Sampaio, Fábio Ferrentini |
Resumen: | Apresenta as principais idéias discutidas numa monografia desenvolvida na cadeira de Informática e Educação do Mestrado em Informática na Educação do IM-NCE/UFRJ. Ele aborda a necessidade de se enfatizar temas relacionados à geometria euclidiana nas aulas de matemática do ensino fundamental e médio, apresentando o modelo de desenvolvimento do pensamento geométrico de Van Hiele como um guia de aprendizagem e um instrumento de avaliação das competências geométricas de estudantes. A partir das idéias de Van Hiele e de testes elaborados pela equipe de Matemática do Projeto Fundão/UFRJ, foi realizado um estudo quantitativo sobre o nível de desenvolvimento do pensamento geométrico com alunos concluintes do ensino médio de uma escola técnica pública da cidade do Rio de Janeiro. Nas conclusões, é apresentada uma exposição sobre possíveis contribuições dos softwares de geometria dinâmica ao modelo de Van Hiele. |
Materia: | Geometria dinâmica Pensamento geométrico |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Unidade de producción: | Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais |
Es parte de: | Relatório Técnico NCE |
Número: | 2002 |
Fecha de publicación: | 31-dic-2002 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | ALVES, G. S.; SAMPAIO, F. F. O modelo de desenvolvimento do pensamento geométrico de Van Hiele e possíveis contribuições da geometria dinâmica. Rio de Janeiro: NCE, UFRJ, 2002. 10 p. (Relatório Técnico, 20/02) |
Aparece en las colecciones: | Relatórios |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
20_02_000613432.pdf | 209.86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.