Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1959
Tipo: Relatório
Título: O modelo de desenvolvimento do pensamento geométrico de Van Hiele e possíveis contribuições da geometria dinâmica
Autor(es)/Inventor(es): Alves, George de Souza
Sampaio, Fábio Ferrentini
Resumo: Apresenta as principais idéias discutidas numa monografia desenvolvida na cadeira de Informática e Educação do Mestrado em Informática na Educação do IM-NCE/UFRJ. Ele aborda a necessidade de se enfatizar temas relacionados à geometria euclidiana nas aulas de matemática do ensino fundamental e médio, apresentando o modelo de desenvolvimento do pensamento geométrico de Van Hiele como um guia de aprendizagem e um instrumento de avaliação das competências geométricas de estudantes. A partir das idéias de Van Hiele e de testes elaborados pela equipe de Matemática do Projeto Fundão/UFRJ, foi realizado um estudo quantitativo sobre o nível de desenvolvimento do pensamento geométrico com alunos concluintes do ensino médio de uma escola técnica pública da cidade do Rio de Janeiro. Nas conclusões, é apresentada uma exposição sobre possíveis contribuições dos softwares de geometria dinâmica ao modelo de Van Hiele.
Palavras-chave: Geometria dinâmica
Pensamento geométrico
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Unidade produtora: Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais
In: Relatório Técnico NCE
Número: 2002
Data de publicação: 31-Dez-2002
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ALVES, G. S.; SAMPAIO, F. F. O modelo de desenvolvimento do pensamento geométrico de Van Hiele e possíveis contribuições da geometria dinâmica. Rio de Janeiro: NCE, UFRJ, 2002. 10 p. (Relatório Técnico, 20/02)
Aparece nas coleções:Relatórios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
20_02_000613432.pdf209.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.