Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/19603
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A Praça XV de Novembro como fachada da cidade do Rio de Janeiro: uma nova relação dos espaços livres com a Baia de Guanabara
Autor(es)/Inventor(es): Ferreira, Rodrigo Carneiro Leão
Tutor: Albernaz, Maria Paula Gonçalves Lysandro de
Tutor : Bocater, Rodrigo
Resumen: A cidade do Rio de Janeiro, a partir de um longo processo de intervenções urbanas em sua fachada marítima pautado sobretudo em avanços sobre a Baía de Guanabara através de aterros e uma consequente remodelação de sua orla, se encontra hoje de costas para sua frente oceânica na região central da cidade. Há uma falta de pontos de interesse situados próximo à orla do Centro, o que faz com que estes espaços se tornem cada vez menos ocupados. Ponto de partida da ocupação e expansão da cidade, a região da Praça XV de Novembro passou por diversas intervenções urbanas e arquitetônicas ao longo dos anos, principalmente no século XX. A construção do Elevado da Perimetral, em 1960, alterou profundamente a relação da cidade com sua frente marítma, além de representar uma segregação da paisagem que repercurte ainda hoje no espaço, quase uma década após a sua demolição. resumo Além do surgimento e desaparecimento da grande estrutura viária, a Praça Marechal Âncora viu também a construção e demolição do principal mercado da cidade no início do século: o Mercado Municipal Praça XV. Apesar de muito importante para a ordenação do comércio e distribuição de alimentos e de se colocar na paisagem como um forte atrativo à permanência diária de pessoas, o Mercado foi demolido na década de 1970 como consequência da construção do Elevado da Perimetral. Dessa forma, o espaço da Praça Marechal Âncora carece de um equipamento de uso público que proporcione uma nova gama de relações entre cidade e baía, permitindo diversas formas de apropriação. A proposta por um novo espaço de permanência busca resgatar a importância do Mercado Municipal para o lugar, além de procurar reposicionar a cidade de frente para sua orla marítima.
Materia: Mercado Municipal do Rio de Janeiro
Paisagem
Intervenção (Arquitetura)
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Unidade de producción: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2021
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : FERREIRA, Rodrigo Carneiro Leão. A Praça XV de Novembro como fachada da cidade do Rio de Janeiro: uma nova relação dos espaços livres com a Baia de Guanabara. 2021. 120 f. Trabalho Final de Graduação (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece en las colecciones: Arquitetura e Urbanismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RCLFerreira.pdf12.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.